quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Uma vegetariana... vai comer fora

Olá a todos :)

Com este post, abrimos hoje uma nova rubrica aqui no blog, de seu nome "Uma vegetariana...".
Cada post vai complementar este início de frase com um tema, não sobre vegetarianismo (pois já temos imensos e bons textos a falar do assunto por aí fora), mas sobre as dificuldades e respetiva adaptação do vegetarianismo à "vida real".

O tema de hoje diz respeito ao comer fora. Por comer fora, entenda-se "comer em restaurantes/bares/cafés,etc...", pois o tema "comer em casa de outras pessoas" dá pano para mangas, e fica para outro post.


Sou, muitas das vezes, convidada por outras pessoas não vegetarianas, como membros da família, amigos ou namorado, para ir almoçar ou jantar fora.
Pela experiência que fui adquirindo ao longo destes 2,5 anos (quase 3) enquanto vegetariana, quase consigo perceber se um restaurante tem comida para mim só ao entrar nele (e sem ter olhado para o menu).

O típico restaurante português, em 98% das vezes, não tem comida pensada para vegetarianos no menu. Nem um prato sequer. Portanto sei que quando entro num desses restaurantes, vou acabar a comer omeletas com batata/arroz e salada, e tenho de ser eu a pedir delicadamente ao empregado que me prepare esse menu super especial. Para além do constrangimento que tinha, no início do meu caminho enquanto vegetariana, por ter de fazer este pedido, também em 98% das vezes os empregados nos olham de duas formas: ou com aquele olhar crítico, de quem vai chegar à cozinha e vai dizer ao cozinheiro "prepara aí uma omeleta, que está ali outra daquelas esquisitinhas que não come carne"; ou com ar de troça, de quem está claramente a pensar "não comes carne? ah ah ah, deixa estar que isso daqui por uns meses passa-te". Note-se que todos estes olhares são bastante subtis, eu é que leio bem as pessoas. Felizmente, hoje já aprendi a não valorizar estes olhares, talvez por já estar demasiado habituada a eles, e já não me ferirem como no início.

Curiosamente, qualquer outro restaurante temático, seja italiano, pizzaria, chinês, japonês, indiano, israelita, angolano, e por aí fora, tem comida para nós, vegetarianos. Pelo menos uma opção, e alguns até têm muitas mais. Até uma hamburgueria que não seja McDonalds (e até o McDonalds tem saladas sem carne nem peixe) tem pelo menos uma opção de hamburguer vegetariano.

Neste aspeto, os restaurantes vegetarianos vieram facilitar muito a possibilidade dos vegetarianos comerem fora, embora seja uma opção a que não vamos tantas vezes assim, a não ser com amigos vegetarianos, ou com alguém não vegetariano mas que aprecie este tipo de comida.

Outro ponto a considerar são as pessoas. Já falamos nos empregados de mesa, cujo comportamento anti-vegetariano parece, muitas das vezes, ter feito parte dos requisitos de recrutamento e seleção.
No inicio, não é fácil lidar com familiares, principalmente para quem era omnívoro e optou pelo vegetarianismo, como é o meu caso. Criticam, acham que é só uma fase, falam de uma panóplia de doenças que vamos contrair (sendo que muitas das doenças que referem nem têm a ver com o sistema digestivo), e por vezes ainda nos fazem ficar mais constrangidos perante os empregados, o que serve para estes como uma espécie de reforço dos preconceitos que até aqui criaram de que somos apenas uns "esquisitinhos".

Já os amigos não são tão preconceituosos, mas fazem imensas perguntas. Principalmente quando é um novo amigo, ou alguém que estou a conhecer naquele almoço/jantar, já sei que vou passar a refeição inteira a responder a perguntas sobre as minhas opções alimentares.

De uma maneira ou de outra, sinto sempre que estou a ser analisada a microscópio quando vou comer fora, seja por simples curiosidade ou puro preconceito.

Lidar com tudo isto é algo que se aprende com o tempo. No início, desmotiva-nos, e quase preferimos não sair de casa. Hoje, com mais experiência no assunto, já eu própria me rio das situações. Afinal, não estou a fazer mal a ninguém. Muito pelo contrário.

E para vocês que estão no início do vosso processo enquanto vegetarianos, ou querem aderir ao vegetarianismo, fica um pequeno segredo: fora raríssimas exceções, a não ser que vão comer a um restaurante vegetariano muitíssimo bom (que nem todos o são, tal como acontece com todos os outros restaurantes, em que há bons e maus. E "bom" não significa "caro".), vão sentir que comem muito, mas muito melhor em casa. Não se sintam estranhos por sentirem isso, é perfeitamente normal.

Beijinhos*

Sem comentários:

Enviar um comentário