segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Segunda Sem Carne - #10 - Estufado de feijão preto e batata doce

Começo este post com uma novidade, que talvez venha surpreender-vos, mas aqui vai: não consegui permanecer vegan. Acontece que este fim de semana o meu namorado me levou a jantar fora a um restaurante vegetariano maravilhoso, o Em Carne Viva (que é oficialmente o meu restaurante favorito do momento), e não resisti em comer um ovo escalfado, que me soube pela vida. Dito isto, e assumindo o facto de não conseguir viver sem ovos, queijo e chocolate (M&M's, Nutella... *.* ), vou manter-me vegetariana, ovo-lacto, e vou ficar-me por aqui, pelo menos nesta fase.
Pondo fim ao desabafo, hoje trago-vos uma receita que adoro fazer quando não tenho grandes ideias. Tenho sempre muita variedade de feijão na despensa, e normalmente tenho sempre batata doce, e é um prato que se cozinha super rápido, logo, convence-me facilmente.



Ingredientes:

  • ½ cebola, média, picada
  • 2 dentes de alho, picados
  • 1 colher de sopa de azeite
  • ½ colher de chá de pimentão-doce
  • ¼ colher de chá de pimenta (usei preta)
  • ½ colher de chá de cominhos em pó
  • 1 tomate maduro, pelado e cortado em cubos
  • 1 a 2 batatas-doces, descascadas e cortadas em cubos
  • 1 chávena de feijão preto (180g) ou 1 lata média
  • Sal a gosto
  • Salsa

 Preparação:

Saltear a cebola e o alho picados em azeite. Assim que a cebola ficar macia, juntar o tomate pelado e picado. Tapar a panela e deixar o tomate ficar reduzido a molho. Temperar com pimentão-doce, cominhos e pimenta. Juntar a batata-doce cortada em cubos. Por fim, quando a batata estiver quase cozida, acrescentar o feijão preto cozido. Se necessário, adicionar água. Coloque no prato e tempere com salsa em folhas.

(Receita adaptada do blog Compassionate Cuisine)

Espero que vos tenha agradado. Não se esqueçam de partilhar comigo as vossas experiências. 

Beijinhos* e bom apetite

(P.S.: Não estranhem se daqui para a frente virem o meu Instagram cheio de fotos de pacotes de M&M's, Nutella, batatas fritas com sabores alternativos e batatas de queijo. )

Sem comentários:

Enviar um comentário